FANDOM

Para os demais episódios do evento crossover, veja Elseworlds.

"Túnel do Tempo, Parte 1" é o nono episódio da quinta temporada de Flash, e também o centésimo primeiro ao todo. Ele foi exibido originalmente em 9 de Dezembro de 2018 e estreou no Brasil em 16 de Dezembro do mesmo ano.

O episódio é a primeira parte de um evento crossover, dividido em três, com o nono episódio da sétima temporada de Arqueiro e o nono episódio da quarta temporada de Supergirl.

Sinopse

Quando Barry Allen e Oliver Queen acordam uma manhã e percebem que trocaram de corpos um com o outro, ambos partem para descobrir o que perturbou a linha do tempo para causar tal mudança. No entanto, as coisas vão de mal à pior quando eles apresentam a situação para a Equipe Flash e a turma não acredita neles. Barry e Oliver percebem que eles precisam da Supergirl para ajudá-los, e viajam para Smallville na Terra-38 onde encontram o primo de Kara, Clark Kent e a intrépida repórter Lois Lane.[1]

Curiosidades

  • Anteriormente, o episódio foi intitulado como "Elseworlds: Hour One"[2]
  • Uma referência à Smallville é feita quando a música tema da série "Save Me", de Remy Zero, é tocada durante a introdução de Smallville da Terra-38. A fazenda dos Kent desta Terra é reusada também de Smallville.
    • Lois chamando Clark de "Smallville" também é uma referência à série Smallville, já que na série, a Lois de Erica Durance chamava Clark desse mesmo apelido.
  • Quando Barry tentou falar como Oliver, ele disse "use uma máscara", frase que foi dita por Oliver a Barry em "Piloto".
  • A cena em que Barry atira em Oliver com flechas é uma replica exata da cena original em "Flash vs. Arqueiro", com Oliver e Barry trocando de falas e de papeis.
    • A cena é reciclada deste mesmo episódio, mas com algumas mudanças feitas nela.
  • Oliver reclama que Barry não é capaz de resolver nenhum problema sem nenhum discurso motivacional de Iris. Isto é uma referência às reclamações que fãs fazem na vida real.
  • Este episódio marca a primeira aparição de Superman fora de Supergirl.
  • Quando Oliver está prestes a apagar, Iris disse a seguinte fala "Nanites, cortesia de Ray Palmer", que também é a mesma fala que Oliver disse para o Flash-Reverso em "Rogue Air".
  • Em uma cena, Ralph disse "algo estranho está acontecendo, e nem é Terça-feira". Isso é uma referência ao fato de que, nos Estados Unidos, os novos episódios de Flash são exibidos às Terças, no entanto, Flash e Supergirl trocaram seus slots de exibição para o crossover Elseworlds.
  • Jessica Parker Kennedy (Nora West-Allen) e Chris Klein (Orlin Dwyer) não aparecem e também não são creditados no episódio. No entanto, Cicada é mencionado.

Referências

  1. "ELSEWORLDS – DIVULGADAS AS SINOPSES DOS TRÊS EPISÓDIOS DO CROSSOVER!" - Legião dos Heróis
  2. "The Flash - Episode 5.08 - 5.11 - Titles Revealed" - SpoilerTV (em Inglês)