FANDOM

Para os demais episódios, veja Elseworlds.

"Túnel do Tempo, Parte 2" é o nono episódio e também a midseason finale da sétima temporada de Arqueiro, e o centésimo quadragésimo sétimo ao todo. Ele foi exibido originalmente em em 10 de Dezembro de 2018.

O episódio é a segunda parte de um evento crossover divido em três partes, com os nonos episódios da quinta temporada de Flash e a quarta temporada de Supergirl.

Sinopse

Com Oliver e Barry ainda presos um no corpo do outro, ambos seguem as pistas para encontrarem John Deegan e vão para Gotham City com Supergirl para descobrir o motivo da mudança em sua realidade. Enquanto estão lá, eles se encontram com a misteriosa Kate Kane, que os fornece informações para chegarem até o Asilo Arkham.[1]

Curiosidades

  • Anteriormente, o episódio foi intitulado como "Hour Two".[2]
  • Nas cenas filmadas em Chicago para este episódio, foram reusados lugares da trilogia O Cavaleiro das Trevas, que também foi usada como local para recriar Gotham City.
  • Este é o primeiro episódio do Arrowverso em que mencionam o nome Batman.
    • Bruce Wayne, que foi mencionado anteriormente em "Tribute", também foi referenciado várias vezes no episódio.
  • Este episódio possuí diversas referências ao Batman:
    • As celas dos prisioneiros no Asilo Arkham possuí seus nomes escritos nas portas, entre eles estão: Oswald Cobblepot (Pinguim), Pamela Isley (Hera Venenosa), Basil Karlo (Cara de Barro) e Edward Nigma (O Charada).
    • A senha do wifi que Kate passa para Oliver, Barry e Kara é "Alfred", referenciando ao mordomo de Bruce Wayne/Batman, Alfred Pennyworth.
    • O boomerang de Digger Harkness, a máscara de Bane de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, os óculos de Hugo Strange, a bengala do Charada, o chapéu do Pinguim e vários outros objetos podem ser vistos no laboratório de Deegan.
    • Barry pergunta se dirigir o Batmóvel está fora de questão. Nos quadrinhos, o veículo é usado pelo Batman.
    • Kara encontra um busto de William Shakespeare em uma caixa, referenciando à antiga série de 1960 do Batman, onde para entrar na Batcaverna, era preciso apertar um botão dentro do objeto.
    • Quando Oliver foi jogar um raio, ele erra e acaba acertando uma caixa contendo um gás de "Crane, J". Jonathan Crane (Espantalho) é um dos famosos inimigos do Batman.
    • Nora Fries tira uma arma de gelo de uma caixa com o nome de "Fries, V". Isto é uma referência à seu marido Victor Fries (Senhor Frio), um dos grandes inimigos de Batman.
  • O Barry da Terra-90 diz que John Diggle, da Terra-1, não está usando um anel semelhante a sua contraparte da Terra-90. Isto é uma referência ao John Stewart, que nos quadrinhos é um personagem em posse do Anel do Lanterna Verde e, consequentemente, se torna no Lanterna Verde.
  • Barry narra a introdução por ser o Oliver Queen/Arqueiro Verde na realidade alterada por Deegan.
    • Possivelmente, Oliver não narrou a introdução do episódio de Flash para poder evitar spoilers do episódio.
  • No fim do episódio, o Monitor revela que está preparando-os para uma "Crise". Junto com os céus vermelhos nas duas primeiras partes do episódio, isto é uma referência à história dos quadrinhos chamada Crise, que inclui Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita e Crise Final.

Referências

  1. "ELSEWORLDS – DIVULGADAS AS SINOPSES DOS TRÊS EPISÓDIOS DO CROSSOVER!" - Legião dos Heróis
  2. "Arrow - Episode 7.06 - 7.09 - Titles Revealed" - SpoilerTV (Em Inglês)