"Se Gotham aceita o Batman, eles com certeza vão aceitar o Arqueiro Verde."
Barry Allen

"Túnel do Tempo, Parte 2" é o nono episódio e a final de meia-temporada da sétima temporada de Arqueiro, e o centésimo quadragésimo sétimo episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 10 de Dezembro de 2018, e teve sua estreia no Brasil em 16 de Dezembro de 2018.

Esse episódio é a segunda parte de Túnel do Tempo, um evento crossover dividido em três partes com o nono episódio da quinta temporada de Flash e o nono episódio da quarta temporada de Supergirl.

Sinopse

Com Oliver e Barry ainda presos um no corpo do outro, ambos seguem as pistas para encontrarem John Deegan e vão para Gotham City com Supergirl para descobrir o motivo da mudança em sua realidade. Enquanto estão lá, eles se encontram com a misteriosa Kate Kane, que os fornece informações para chegarem até o Asilo Arkham.[1]

Enredo

Devido a Oliver e Barry ainda estarem presos no corpo um do outro, a narração de abertura do episódio é feita por Grant Gustin ao invés de Stephen Amell.

Durante uma operação da A.R.G.U.S., John Diggle lidera um esquadrão enquanto Curtis Holt os assiste de sua van. O grupo é atacado por Joe Wilson, que consegue matar todos os agentes da operação. Quando ele estava prestes a matar Diggle, o filho do Exterminador é derrotado pela Supergirl, Flash e Arqueiro Verde. Ao vê-los, Diggle diz que quando os três aparecem juntos de uma vez, quer dizer que eles estão com um grande problema.

De volta à sede da A.R.G.U.S., os três explicam o que está acontecendo e sobre a troca de corpos. Eles são interrompidos pela chegada de Felicity Smoak, que começou a conversar com Barry acreditando que ele era Oliver. Enquanto a trindade se preparava para sair, Oliver sugeriu que Barry ficasse, já que a popularidade de Oliver Queen poderia lhe causarem problemas. Antes de responder, Barry pediu para que ele colocasse o capuz de seu traje, já que diferente de Oliver, sua identidade ainda era um segredo. Em seguida, ele disse que se Gotham City consegue lidar com o Batman, eles também conseguiriam lidar com a presença do Arqueiro Verde.

Cansada da discussão, a Supergirl agarrou Barry e o levou voando até Gotham. Eles pousaram no topo de um prédio, esperando por Oliver, que ainda estava tentando se acostumar com suas habilidades de velocistas. Barry questionou-os como iriam encontrar o indivíduo que procuravam, e Oliver sugeriu que eles fossem até Vesper Fairchild, uma conhecida dele. Contudo, ele não sabe se ela estaria disposta a ajudá-los, já que, em algum momento no passado, Oliver havia dormido com ela. Barry encontrou o Bat-Sinal no mesmo telhado, mas Oliver continuou a acreditar que o Batman é apenas um mito. Sem seu conhecimento, os três são vigiados pela Batwoman no topo do prédio da Wayne Enterprises.

Agora em suas roupas civis, os três heróis caminham pelas ruas de Gotham até a estação de rádio onde o contato de Oliver trabalha. Eles veem um casal fazendo compras e examinam o quão errado é Gotham City. Eles são parados por alguns bandidos. Embora Oliver tentasse conversar entre eles, um deles sacou sua arma e disparou, mas Kara usou sua super velocidade para pegar a bala. Barry então começou a lutar contra eles. Em seguida, a polícia notam a presença de Barry (Oliver) e capturam a todos.

Na sede da A.R.G.U.S., Felicity e Curtis trabalham tentando descobrir o motivo da tempestade. Nesse instante, Cisco Ramon e Caitlin Snow aparecem para ajudá-los. Caitlin, acidentalmente, revela para Felicity que Barry e Oliver trocaram de corpos, o que a surpreendeu.

Na prisão, Oliver pediu para que a policial ligasse para Laurel Lance, mas a oficial disse que ela havia dito que "uma noite da prisão os faria bem". Barry e Oliver começaram a discutir sobre o que haviam feito horas atrás. Kara se intrometeu, dizendo que ambos estavam errados. Oliver a questionou o que ela faria, e Kara respondeu que poderia tirá-los voando de lá, e tudo que os bandidos teriam visto seria uma "rachada de ar". Percebendo que ela estava certa, Oliver se sentou, dizendo que eles fariam isso na próxima vez. A policial se levantou e abriu a cela deles, dizendo que a fiança havia sido paga.

No lado de fora, os três são cumprimentados por um homem, percebendo que ele trabalhava para o indivíduo que os resgatou. Ele ordenou que eles entrassem no carro atrás dele, mas os três heróis negaram rapidamente. Quando ele mostrou sua arma, Kara, Barry e Oliver mudaram de ideia e entraram no veículo.

Ele os deixa na torre de Bruce Wayne, o que era agradável uma vez, mas não é mais. Lá dentro, eles são recebidos por uma senhora que percebe a verdade sobre Barry e Ollie. Ela é Kate Kane, e precisa que eles deixem a cidade o mais rápido que o tempo permitir.

Caitlin e Cisco estão perturbados com Diggle e Curtis por esconder a realidade de Felicity, que ficou perturbada porque Iris percebeu que havia algo de errado com seu esposo, enquanto ela não. Mesmo assim, ela diz que eles precisam se concentrar na tempestade de relâmpagos.

No telhado, Kate conversa com Kara e Ollie. Kara pergunta por que Bruce Wayne e Batman desapareceram simultaneamente, há três anos atrás. Kate diz que Bruce não conseguiu viver com o que Gotham se tornou depois que Batman foi embora. Barry aparece, dizendo que o contato de Ollie não vai ajudar. Kate dá a eles a senha do wi-fi e entra para trabalhar enquanto todos descobrem que Ollie pegou informações da polícia.

Caitlin conversa com Felicity, dizendo que Iris tinha muito mais experiência com as coisas esquisitas que acontecem com o Time Flash diferente dela, e por isso estaria mais aberta quanto a possibilidade da troca de corpos. Felicity acredita que Oliver não a considera muito importante para envolvê-la no assunto, mas Caitlin nega e lhe dá apoio. Felicity então teve um plano para uma máquina que poderia ajudá-los em sua investigação sobre os céus e os relâmpagos.

Oliver usa um reconhecimento facial para descobrir mais sobre John Deegan, descobrindo que o homem havia feito experimentos em seus pacientes, mas foi inocentado por falta de detalhes. Ele não consegue localizar a localização atual de Deegan ou de seu trabalho atual, fazendo com que Kara optasse por olhar voando pela cidade.

Dentro do prédio, Kara vê Kate trabalhando e começa a conversar. Kate revela que ela é prima de Bruce, enquanto Kara revela que seu próprio primo é um "quase amigo" do mesmo. Depois da conversa, Kate revela que John Deegan trabalha no Asilo Arkham.

Depois que Kara saiu, Kate desce até a Batcaverna e vê seu traje pendurado.

No lado de fora da sede da A.R.G.U.S., Curtis, Diggle, Felicity e Caitlin estavam finalizando os últimos toques da máquina de transição quântica criada por Smoak. Depois de ativá-los, eles vêem que uma brecha se abriu. O Flash da Terra-90 está tentando atravessá-la, mas não consegue. Ao vê-lo, Caitlin o chama de Jay, acreditando que aquele homem é o Jay Garrick da Terra-3. O Flash não ouviu Caitlin, mas instruiu para que eles "pegassem o livro". Em seguida, a brecha se fechou.

No lado de fora de Arkham, Kara, Barry e Oliver se perguntam como iriam entrar. Eles são interrompidos por Caitlin, Cisco e Diggle, que passam por uma brecha para entregar a mensagem do Flash da Terra-90, a quem Caitlin disse que é "alguém que se parece com Jay Garrick".

Com um plano, Kara leva Caitlin em uma cadeira de rodas para dentro do Asilo Arkham. Elas param para conversar com uma enfermeira na entrada, dizendo que Caitlin era uma nova paciente. Ela muda seus olhos para os de Nevasca, o que convence a enfermeira e permite que elas entrassem. No lado de fora, Oliver usa seu cartão do DPCC enquanto Diggle o da A.R.G.U.S. para poderem entrar. Eles começam a investigar e encontram o laboratório de Deegan.

Eles encontram Deegan, que sabe a verdade sobre Oliver. O doutor explica o que tentou fazer, mas aquilo acabou saindo pela culatra. Ele ativa um alerta que liberta todos os prisioneiros de suas celas, permitindo que os pacientes escapassem do Asilo Arkham.

Percebendo que a confusão havia começado, os heróis se prepararam para a batalha. Kara e Caitlin se separaram, e Kara abriu sua camiseta para revelar o símbolo de seu traje. Enquanto isso, o Flash, Arqueiro Verde, Nevasca e Diggle continuam a colocar os prisioneiros em suas celas. No lado de fora, a Batwoman também aparece para ajudá-los, surpreendendo ambos Cisco e Barry.

Quando Caitlin foi enfrentar Nora Fries, a mulher usou uma arma de gelo para atacá-la. Ela pediu auxílio a alguém, e o Flash e o Arqueiro Verde responderam, dizendo que estava a caminho.

No outro lado do Asilo Arkham, a Supergirl encontra Deegan. Ela usa seu super sopro para derrubá-lo e pega o livro em sua posse, mas percebe que o doutor havia fugido.

O Arqueiro Verde e o Flash aparecem e encontram Nevasca nocauteada. O Flash joga um raio, mas o disparo acaba atingindo um compartimento da toxina do medo. Para Barry, Malcolm Merlyn aparece, zombando-o. Para Oliver, o Flash Reverso (como Harrison Wells) aparece e começa a insultá-lo. Barry e Oliver começam a se enfrentar, acreditando que eles estavam enfrentando seus arqui-inimigos. Caitlin desperta e percebe os dois lutando contra si. Em seguida, a Batwoman aparece e percebe que os dois homens haviam sido expostos a uma droga que causa alucinações. Ela então ataca os dois, derrubando-os no chão.

Depois que a situação foi controlada e os prisioneiros colocados de volta em suas celas, os heróis conversam no lado de fora dos portões do Asilo Arkham. A Supergirl e Batwoman percebem que elas são Kara Danvers e Kate Kane, respectivamente, dizendo que haviam trabalhado bem em equipe. Elas apertam as mãos e partem para caminhos diferentes.

Eles retornam para a A.R.G.U.S. com o livro, e Felicity está ansiosa para interpretar as criptografias lá dentro. Barry e Oliver conversam sobre seus sonhos e reconhecem o peso um do outro. Barry pede a Ollie para não parar para conversar com Felicity. Oliver se senta com Felicity e revela que eles ficarão bem. Ocasiões constantes deram a ele que eles podem mudar como indivíduos, mas ele sempre a adorará independentemente e eles se reconciliarem. No último instante, uma outra brecha se abre e o Flash se revela. Ele não é Jay Garrick, mas sim Barry Allen, e ele revela sobre a existência do Monitor e do que ele havia feito com sua Terra.

Eles se viram para um noticiário, percebendo que o Monitor estava nas ruas de Star City. A Supergirl, Arqueiro Verde e ambos os Flashes vão confrontá-lo. O Flash da Terra-90 parte para atacá-lo, mas com apenas um movimento de seu dedo, o Monitor faz o velocista desaparecer. A Supergirl também parte para atacá-lo, mas ele a teletransporta de volta para o lado de Oliver. O indivíduo diz que ele está tentando poupar o multiverso de uma tragédia. Ele teletransporta o livro da A.R.G.U.S. até sua mão.

O Monitor desaparece e retorna o objeto místico para Deegan, dizendo para que o homem pensasse mais grande.

Do nada, Barry e Oliver reconhecem que estão vestidos indistintamente, e um texto de uma matéria de jornal diz que eles são infratores da lei, conhecidos como os Gêmeos do Gatilho. Kara não é encontrada em nenhum lugar, e ambos percebem que não possuem poderes de um velocista, mas são apenas humanos normais. Um veículo policial para e três policiais sobem. Joe Wilson, Malcolm Merlyn e Ricardo Diaz. Diaz começa a prender Oliver, mas ele e Barry conseguem fugir. Enquanto corriam, eles são interrompidos pelo Superman, que está vestindo um traje escuro.

Elenco

Estrelando

Estrelas convidadas especiais

Estrelas convidadas

Curiosidades

Cenas deletadas

  • Uma versão estendida de quando a Supergirl encontrou o Livro do Destino. Ela é avistada por John Deegan, que chamou a atenção dela ao dizer "o S". Ele revelou que o livro mostrou ela e o Superman lutando em Central City, e que estava animado por vê-la em pessoa. Ele prosseguiu dizendo que acreditava que o Flash representava o significado de poder, mas agora havia mudado de ideia, dando a entender que Kara e seu primo são a representação disso. A Supergirl desvia sua atenção para o livro e diz para os outros que está com ele, mas ao voltar seu olhar para Deegan, ela percebe que o homem havia fugido.

Referências