Arrowverso Wiki
Advertisement
"Você foi atingido por um raio, eu recebi o Livro por um poder superior. Dois golpes de sorte aleatórios. Mas, esse... esse é o meu destino. Bem mais do que se tornar o Flash foi para você."
"As pessoas não se tornam heróis por causa das circunstâncias. Se tornam heróis apesar das circunstâncias."
"Você é só uma cópia pirata.
"
John Deegan, Barry Allen e Oliver Queen

"Túnel do Tempo, Parte 3" é o nono episódio e o final de meia-temporada da quarta temporada de Supergirl, e o septuagésimo quarto episódio em geral. Ele foi exibido originalmente em 11 de Dezembro de 2018, tendo sua estreia no Brasil em 16 de Dezembro de 2018.

O episódio é a terceira e última parte de Túnel do Tempo, um evento crossover dividido em três partes com o nono episódio da quinta temporada de Flash e o nono episódio da sétima temporada de Arqueiro.

Sinopse

Supergirl, Flash, Arqueiro Verde e Superman lutam a batalha de suas vidas.[1]

Enredo

Assim como o episódio anterior havia sido narrado por Grant Gustin ao invés de Stephen Amell, esse episódio é narrado por Jeremy Davies. No final, quando ele se transforma no Superman, a última parte é narrada por Tyler Hoechlin.

O episódio começa na onde o episódio anterior acabou. Barry Allen e Oliver Queen são parados pelo "Superman". Eles eventualmente descobrem que aquele não é o Homem de Aço verdadeiro, mas sim Deegan, que havia usado o Livro do Destino para dar a aparência e os poderes do Superman a ele. Sabendo que eles não eram páreos para a fisiologia Kryptoniana de Deegan, Oliver fez um guindaste derrubar madeiras, o que forçou o Superman a deixá-los ir para poder salvar as pessoas em perigo.

Barry e Oliver decidem que eles devem encontrar Cisco Ramon para que ele possa abrir uma brecha até a Terra-38, onde eles procurariam o verdadeiro Superman para ajudá-los.

No Laboratórios S.T.A.R., o "Superman" está furioso por Barry e Oliver terem escapado de suas mãos. John Diggle e Nevasca tentam acalmá-lo, mas uma prisioneira que está lá começa a dar problemas. Nevasca diz que iria vê-la, mas o "Superman" a impede, dizendo que ele iria verificá-la. Ao descer no pipeline, Kara Danvers é vista usando usando uma roupa escura. Ao chegar, o "Superman" usa sua visão de calor no vidro da cela, o que acabou assustando Kara. Ela reconheceu imediatamente que aquele não é seu primo, percebendo que aquele era Deegan. Quando Kara tentou atacá-lo, Alex Danvers usou um dispositivo para atordoar Kara. Antes de partir, o "Superman" disse para ela não tentar nada para escapar e para ela ser "uma boa prisioneira" ou ele iria matar Alex. Kara disse que ele é um monstro, mas Deegan apenas respondeu que ele é o Superman.

Barry e Cisco vão até o apartamento de Cisco, mas quando entram, eles são teletransportados para outro lugar. Eles são cumprimentados pelo Monitor, que revelou estar surpreso por eles terem conseguido roubar o Livro do Destino, citando que nenhum outro universo havia realizado o que eles fizeram. Os dois são provocados com uma proposta para permitir que o Monitor enfrente o perigo mais notável de que ele falou recentemente, mas eles recusam. Ele os transporta mais uma vez para a verdade que Deegan fez.

Ambos percebem que como os heróis haviam sido transformados em vilões, é possível que o mesmo tenha acontecido com Cisco nessa realidade. Utilizando a maestria de Barry, os dois vão até um bar próximo, onde bandidos costumam a frequentá-lo. Lá, eles descobrem que Gary Green era um bartender. Eles então encontram Cisco, que é claramente o chefe daquele lugar.

No Laboratórios S.T.A.R, Kara vê Alex sozinha. Ela tenta conversar com a agente, mas a mulher acredita que a prisioneira é "louca".

Quando Barry e Oliver tentam conversar com o Sr. Ramon, ele pede para que Jimmy (também conhecido como o "pior amigo do Superman") lidasse com eles. Uma batalha rápida começa entre Barry e Oliver e os parceiros de crime de Cisco antes que os dois descubram que conhecem o irmão de Cisco. Percebendo que algo está acontecendo, Cisco os leva para a sala dos fundos. Lá, Barry revela a ele que eles podem mostrar a Cisco como usar seus poderes para transportá-los para diferentes Terras.

No pipeline, Kara ouve Alex e Caitlin conversarem fora de sua cela. Nevasca oferece que Alex tire uma noite de folga enquanto as duas discutiam sobre seus relacionamentos amorosos. Kara percebe que aquela Alex não é hétero, mas esconde isso de todos e até de si mesma.

Na Fortaleza da Solidão, na Terra-38, Barry, Oliver e Cisco são cumprimentados pelo verdadeiro Superman e Lois Lane. Quando eles explicaram que haviam voltado ao normal, Clark acreditou que Cisco era Kara. Eles explicaram que quase tudo havia voltado ao normal, mas que não conseguiam encontrar Kara.

No Laboratório S.T.A.R., Kara tenta usar seus poderes para escapar da cela. Sua ação é notada pela Agente Danvers, que usou o mesmo dispositivo para atordoá--la novamente enquanto Kara implorava para que ela parasse. Kara citou algo que sua irmã adotiva havia lhe ensinado na primeira vez em que voaram juntas, que significa "juro de dedinho". Kara continuou a explicar o que a Alex de seu universo é, deixando a sósia da Terra-1 surpresa quando descobriu que a Alex da Terra-38 comandava uma organização. Alex então perguntou se caso ela a libertasse, Kara iria derrotá-lo, algo que ela afirmou.

Na Fortaleza da Solidão, Barry e Cisco explicaram a situação para o Superman, que diz ter encontrado um livro semelhante ao Livro do Destino em uma de suas aventuras anteriores. O Super-Homem e Lois olharam um para o outro, concordando que o ele tinha que ir.

Enquanto Kara e Alex corriam para for do Laboratórios S.T.A.R., as duas são interrompidas pelo "Superman", Nevasca e Diggle. Kara tentou conseguir livrar Alex, dizendo que ela havia enganado ela, mas Alex desmentiu. Quando o "Superman" estava prestes usar sua visão de calor, uma brecha se abriu entre eles e o verdadeiro Superman, ao lado de Barry, Oliver e Cisco, pulou dela. Ao ver Deegan, Clark elogiou a roupa, dizendo que aquele é um "belo cosplay". Os dois Super-Homens saíram voando de lá, enquanto Oliver enfrentava Diggle e Nevasca. Barry foi cumprimentar Alex, que o prendeu em um mata leão. Kara conseguiu convencê-la a soltá-lo, e Alex revelou que o Livro está na "Fortaleza da Solidão".

Os dois Supermen continuam a lutar pelos céus de Central City. O combate entre os Homens de Aço acabam fazendo-os parar em um prédio e uma mulher os viu lutar, dizendo que o Superman da Terra-38 era "o Bizarro".

Na "Fortaleza da Solidão", que era o Cofre do Tempo, Kara tenta usar o Livro do Destino, mas não consegue por ainda estar fraca. No lado de fora, ela usa a visão de calor para atacar o "Superman" e entrega o livro para Clark. Ele consegue utilizá-lo e começa a restaurar a realidade, colocando Kara de volta ao seu traje e devolvendo a capacidade de seus poderes. No lado de dentro, Barry recebe sua super velocidade e traje de volta enquanto a porta do elevador se abre para revelar Oliver, vestido como Arqueiro Verde e Nevasca e Diggle no chão.

Barry vai ao lado de fora e vê o Superman usando o Livro para restaurar a realidade. Porém, eles são surpreendidos pelo retorno de Deegan, que prendeu Barry em um mata leão. A Supergirl e Deegan começam a usar sua visão de calor um no outro, mas o Superman falso sai vitorioso. Ele ordenou que Clark fechasse o livro, caso contrário iria matar Barry. Oliver apareceu com uma flecha de Kryptonita e ameaçou matar Deegan, mas Barry o convenceu do contrário. Com todos distraídos, Deegan conseguiu roubar o Livro das mãos de Clark.

No Pipeline, a Supergirl colocou Diggle e Nevasca em uma das celas. Alex comparou a semelhança de Kara com Deegan, mas Kara disse que esperava que a comparação fosse "só com o visual". Alex começou a duvidar de sua vida, mas Kara a tranquilizou. As duas sentiram um tremor e Alex pediu para que Kara vá salvar o mundo.

No Córtex, todos perceberam que Deegan continuava a alterar a realidade. Barry sugeriu que ele e Kara voassem/corressem ao redor do globo para desacelerar o tempo e dar mais tempo a eles. Contudo, quando os dois estavam saindo para realizar o plano, Clark revelou que, quando usou o Livro, ele viu a morte de ambos. Oliver o apoiou, mas Barry e Kara não deram a mínima. Oliver saiu e pediu para o Superman recuperar o Livro.

Enquanto Deegan continuava a alterar a realidade, Oliver foi confrontar Mar Novu em sua dimensão. Lá, Oliver se opõe contra o Monitor, confrontando e pedindo ao ser cósmico que ele poupe Barry e Kara, dizendo que ambos heróis são a melhor chance de parar a Crise que se aproxima. O Monitor pergunta a Oliver como ele proporia que mantivessem o equilíbrio do universo.

O Superman foi confrontar Deegan no centro de Central City, dizendo que ele não era digno de usar o "S" em seu peito. O homem faz com que o A.M.A.Z.O. surja novamente. Clark usa sua visão de calor no androide, mas ele o dispara novamente. De repente, Lois, carregando um martelo solar, sai de uma brecha acompanhada por Brainiac-5 e o Caçador de Marte, surpreendendo Clark por ver sua namorada no campo de batalha. Brainy agradece Lois por convidá-lo e ele parte para enfrentar o androide.

Enquanto isso, o Flash e a Supergirl continuam a desacelerar o tempo.

O Caçador de Marte sai para ajudar os civis em perigo, protegendo algumas pessoas de um fogo que se levantava. Lois usou o martelo para cegar Deegan, que acabou soltando o livro. Quando Clark partiu para pegá-lo, Deegan conseguiu chegar primeiro e o usou para atacar Lois, que foi arremessada para o alto. Clark se levantou para pegá-la e, nesse instante, a Supergirl e Flash conseguiram realizar o que planejavam: eles conseguiram desacelerar o tempo. Contudo, caso continuassem a correr, ambos estariam próximos da morte.

Logo quando Kara e Barry estavam prestes a perecerem, Oliver surgiu com uma flecha e a disparou no centro do Livro, que lançou uma rajada de energia. O tempo voltou ao normal e Clark conseguiu pegar Lois e Kara e Barry recuperaram-se. A exposição pela energia acabou fazendo Deegan voltar a normal, mas seu rosto se tornou desfigurado. Os heróis se reuniram e viram o corpo do A.M.A.Z.O. cair em sua frente, enquanto Brainy perguntava o que devia fazer com a placa-mãe arrancada do androide.

No Laboratórios S.T.A.R., a Supergirl e seus companheiros se despedem de Barry, Oliver e Cisco. Eles então atravessam uma brecha e retornam para a Terra-38. No Rancho Kent, Clark e Lois revelam que estão esperando um bebê, e que iriam para Argo para que Lois não se ferisse durante a gravidez, deixando Kara como a responsável como a protetora do planeta em sua ausência.

Na Fortaleza da Solidão, o Superman pede a mão de Lois em casamento. Ela imediatamente aceita o pedido.

Na Terra-1, Barry e Oliver vão para um bar para comemorar sua vitória. Os dois oferecem um segundo sobre a importância genuína da bravura. Enquanto eles compartilham um brinde, o telefone de Oliver começa a tocar. Ele atende e é a Batwoman. A vigilante de Gotham informa Oliver que Deegan fez uma amizade em Arkham. Lá, descobrimos que Deegan e o Pirata Psíquico são vizinhos de cela, que diz ao doutor que "Mundos vão viver, mundos vão morrer. E o universo nunca mais será o mesmo".

Elenco

Estrelando

Estrelas convidadas especiais

Estrelas convidadas

Curiosidades

  • Esse é o primeiro episódio da série na qual Sam Witwer (Ben Lockwood) não aparece depois de ser adicionado ao elenco principal.
    • Esse também é o segundo episódio na onde Alex Danvers não aparece, com o primeiro sendo "Os Melhores do Mundo". Porém, sua sósia da Terra-1 faz uma aparição.
      • Ironicamente, ambos episódios dos quais Alex, da Terra-38, não aparece são crossovers.
  • Anteriormente, esse episódio foi intitulado de "Elseworlds: Hour Three".[2]
  • Barry faz uma quebra à quarta parede durante o episódio, onde ele diz "essa não deve ser a coisa mais maluca que vocês ouviram nas últimas três horas". Isso é uma referência ao fato de que o crossover Túnel do Tempo foi dividido por episódios que, quando combinados, formam 3 horas de duração.
  • A Supergirl dizendo que esses encontros "estão se tornando uma coisa anual" é uma referência aos eventos crossovers que aconteceram anteriormente.
  • Esse é o primeiro episódio de Supergirl onde Lois Lane aparece. Anteriormente, ela havia sido mencionada em múltiplos episódios passados.
  • Quando Gary avista Oliver e Barry (como os Gêmeos do Gatilho), ele menciona que os dois são "Lendas". Isso é uma referência a Lendas do Amanhã, um outro seriado do Arrowverso cujo personagem é um recorrente.
    • Durante o episódio "Lendas do Meow-Meow", que foi exibido nos Estados Unidos no mesmo dia que "Túnel do Tempo, Parte 2" (especificamente após a segunda parte do crossover) Gideon menciona que as Lendas haviam perdido "ligações de Barry Allen, Oliver Queen e Kara Zor-El". Ray Palmer comentou dizendo que aquilo "parece ser o crossover anual", e Nate Heywood disse que eles não querem "andar com a ralé". Isso são referências ao crossover Túnel do Tempo e do fato de que Lendas do Amanhã não participa dele.
  • Kara consegue adivinhar que Lois e Clark estão esperando um bebê. Isso é uma referência ao personagem Jonathan Samuel Kent, que apareceu no evento Convergência, especificamente em Convergência: Superman #2 (Julho de 2015). Jonathan é o filho biológico de Clark/Superman e de Lois Lane, também sendo um meio Kryptoniano/humano.
  • Oliver usa uma flecha de Kryptonita da forma semelhante que ele havia feito em "Crise na Terra-X, Parte 2".
  • Quando John Deegan se transforma no Superman e começa a governar a Terra, isso é uma referência à história do vídeo game Injustiça: Deuses Entre Nós, na onde o Super-Homem é um tirano que governa a Terra.
  • Enquanto estavam na Fortaleza da Solidão, o Superman pressiona um pedaço de carvão em seus punhos e o transforma em um diamante para colocá-lo em um anel. Isso é semelhante ao 100º episódio de Smallville ("Reckoning"), onde Clark usou a mesma tática para propor à Lana Lang. Ambas cenas são uma referência a Superman 3.
    • Ironicamente, tanto neste episódio quanto em "Reckoning", uma grande decisão crucial seria tomada por Clark Kent de Smallville e Oliver Queen de Arqueiro, que impactaria o resto de Smallville e o Arrowverso para sempre.
  • Em uma das cenas do episódio, é possível ver o Laboratórios S.T.A.R. sobre o controle dos nazistas e um céu vermelho acima. Isso é uma possível referência ao evento crossover anterior, Crise na Terra-X.
  • Barry e Oliver bebendo juntos no fim do episódio é uma referência a "Invasão!".
  • A cena onde Oliver faz um acordo com Mar Novu é semelhante a como Oliver faz um acordo com Samanda Watson em "The Ties That Bind".
  • Quando Barry pede para Oliver abraçá-lo, ele diz que "não", já que eles já se abraçaram duas vezes antes, referenciando aos episódios "Lendas de Ontem" e "Invasão!".
  • Enquanto procuravam por Cisco Ramon, Barry diz que o último Cisco alternativo que conheceu não foi de muita ajuda. Isso é uma referência aos eventos de "Ponto de Ignição", onde Barry, na linha do tempo do Ponto de Ignição, conheceu um Cisco que é proprietário das Indústrias Ramon com nenhum interesse em meta-humanos e combate ao crime.
  • Lois revela para Kara que ela e Clark estão esperando por um bebê. Ironicamente, na vida real, Elizabeth Tulloch estava grávida de seis meses quando gravou o crossover Túnel do Tempo.
  • No final do crossover, é revelado o título do próximo crossover: Crise nas Infinitas Terras, que será baseado na história de mesmo nome publicado pela DC Comics em 1985.
    • Bem ao fim do episódio, Roger Hayden diz que "Mundos vão viver, mundos vão morrer. E o universo nunca mais será o mesmo". O Pirata Psíquico dos quadrinhos disse exatamente a mesma coisa nas histórias em quadrinhos.
    • No episódio "Nora", a personagem Nora West-Allen mostra uma nova versão do jornal, mas dessa vez 25 anos mais para frente. Na matéria do jornal, podemos ver que Roger Hayden se lembra dos eventos daquela noite, dizendo que "Mundos viveram, Mundos morreram. E nada mais será o mesmo".
    • As mortes da Supergirl e Flash na visão do Superman são uma referência para a história da Crise nas Infinitas Terras original, onde ambos heróis sacrificaram sua vida para salvar o universo.

Referências

Advertisement