FANDOM

Este episódio faz parte do evento crossover Elseworlds.

"Túnel do Tempo, Parte 3" é o nono episódio e também o septuagésimo quarto ao todo da quarta temporada de Supergirl. Ele foi originalmente em 11 de Dezembro de 2018 e estreou no Brasil em 16 de Dezembro.[1]

O episódio é a terceira parte de um evento crossover, dividido em três, com o nono episódio da sétima temporada de Arqueiro e o nono episódio da quinta temporada de Flash.

Sinopse

Supergirl, Flash, Arqueiro Verde e Superman lutam a batalha de suas vidas.[2]

Curiosidades

  • Anteriormente, o episódio foi intitulado como "Elseworlds: Hour Three".[3]
    • Barry quebra a quarta parede quando diz "isto tem que ser a coisa mais maluca que já ouviu nas últimas três horas"; uma referência ao fato de que Elseworlds foi dividido como se fosse um filme de três horas.
  • Este é o primeiro episódio de Supergirl em incluir Lois Lane, a personagem apenas foi citada em temporadas anteriores da série.
  • A introdução do episódio foi narrada por John Deegan. Mas na última parte, ele diz como o Superman.
  • Oliver usa uma flecha de Kryptonita, semelhante ao qual ele usou em "Crise na Terra-X, Parte 2".
  • Quando John Deegan se transforma no Superman e domina a terra, é uma referência à história do jogo Injustiça: Deuses Entre Nós, onde o Superman é um tirano que domina a terra.
  • Quando Deegan luta contra Superman em um prédio, uma civil o chama de "Bizarro". Isso é uma referência ao personagem Bizzaro, que no Arrowverso é uma mulher.
  • Kara acerta sobre a gravidez de Lois. A gravidez de Lane é uma referência a Jonathan Samuel Kent, que apareceu pela primeira vez no evento Convergência e na mini-série Convergência: Superman #2 (Julho de 2015). Jonathan é o filho primogênito biológico de Clark Kent e Lois Lane, sendo assim um meio-humano/Kryptoniano.
  • Quando Barry e Oliver estão procurando por Cisco, ele se lembra do Ponto de Ignição e diz que a ajuda de Cisco não foi muita durante esta época.
  • Gary diz que Barry e Oliver são seus heróis, "Legends" (Lendas em português), referenciando a série Legends of Tomorrow.
  • Na Fortaleza da Solidão, Superman pressiona um pedaço de carvão e o transforma em um diamante e o coloca em um anel para propor à Lois Lane, se semelhando ao 100º episódio de Smallville, onde Clark Kent fez o mesmo para propor para Lana Lang. A cena em si é uma referência para Superman III.
  • Em uma das cenas do episódio, o Laboratórios S.T.A.R. se transforma como um local controlado por Nazistas sob céus avermelhados, isto pode ser uma possível referência ao evento crossover anterior, Crise na Terra-X.
  • Este episódio introduziu as sósias da Terra Um de James Olsen e Alex Danvers.
  • O crossover termina com o título do próximo crossover, Crisis on Infinite Earths (Crise nas Infinitas Terras), que irá estrear em 2019.
    • Também no fim do episódio, Roger Hayden diz que "Mundos viverão, mundos morrerão e nada mais será o mesmo." Pirata-Psíquico diz exatamente a mesma coisa no evento crossover dos quadrinhos Crise nas Infinitas Terras.
    • A morte do Flash e da Supergirl na visão do futuro vista pelo Superman é uma referência ao sacrifício que os dois heróis fazem para salvar o universo na história original da Crise nas Infinitas Terras.

Referências

  1. "Elseworlds | Crossover de The Flash, Arrow e Supergirl ganha data de exibição no Brasil" - Observatório do Cinema
  2. "ELSEWORLDS – DIVULGADAS AS SINOPSES DOS TRÊS EPISÓDIOS DO CROSSOVER!" - Legião dos Heróis
  3. "Supergirl - Episode 4.08 - 4.10 - Titles Revealed"- SpoilerTV (Em Inglês)