"Barry, de onde você é?"
"Minha Terra, Terra-90. Eu vim de lá pra alertar vocês.
"
Oliver Queen e Barry Allen[fonte]

Terra-90[1][2][3][4] foi um dos muitos universos do multiverso. Esse universo foi o lar do super-herói Flash, que operou como um vigilante desde 1990. Esse universo foi presumivelmente destruído por Mar Novu, que causou o Túnel do Tempo nesse universo usando o Livro do Destino, mas quaisquer resquícios que restaram dessa Terra foi completamente destruído por uma onda de antimatéria durante a Crise nas Terras Infinitas.

História

Em 1990, Barry Allen, um cientista, começou a operar como um velocista meta-humano vigilante conhecido como "Flash", o herói de Central City.[5] Algum tempo depois disso, antes de 2018, ele conheceu um indivíduo chamado John, que usava um anel.[6] Em 2018, Mar Novu/O Monitor viajou a esse universo e massacrou todos os heróis e habitantes que moravam nessa Terra, deixando Barry Allen como o único sobrevivente dessa tragédia.[1][2][3][4]

Não se sabe se a Terra-90 foi realmente destruída pelo Monitor ou se esse universo era um "universo morto" como a Terra-15. Porém, durante a Crise nas Terras Infinitas, o multiverso inteiro, incluindo a Terra-90 (se sobrou algo dela), foi destruído por uma onda de antimatéria.

Eventos (em ordem cronológica)

Indivíduos notáveis

Habitantes

Visitantes

De uma Terra desconhecida

Lugares

Aparições

The Flash (1990)

Flash

2ª Temporada

5ª Temporada

6ª Temporada

Supergirl

4ª Temporada

Arqueiro

7ª Temporada

Quadrinhos

The Flash TV Special

Curiosidades

  • A Terra-90 foi semelhante à Terra-1 e Terra-38 em muitas formas como a existência de figuras da vida real (como celebridades e políticos) aplicação da lei, crime, vigilantismo, governo, história, eventos históricos, feriados, política, questões políticas, vida cotidiana, leis físicas, natureza, ciência, cultura popular e tecnologia, ao contrário de muitas outras Terras.
  • A existência da Terra-90 provou que a teoria de Kara Danvers, que dizia existir apenas 52 Terras no multiverso (53, incluindo a Terra-X), é falsa. Isso confirmou que existem Terras Infinitas, que seriam logo destruídas em uma crise iminente.
  • Nos episódios "Child's Play" e "Captain Cold", da série The Flash (de 1990), são feitas referências a Arkham e Lois Lane. Isso pode sugerir que o Batman e Superman existem nesse universo.
    • Porém, ainda no episódio "Child's Play", Barry passa por um cinema que está exibindo os filmes Superman e Batman, que foram lançados em 1978 e 1989, respectivamente. Dado ao fato que "Captain Cold" se passa depois de "Child's Play", é possível que Barry esteja se referindo a Lois como uma personagem do filme.
  • É mencionado que o Gorila Grodd já foi um criminoso nesse universo. Porém, não se sabe se o personagem foi um gorila de verdade ou, como com muitos outros elementos de séries dos anos 90, foi transformado para algo mais perto do realismo e da coragem.
  • Quando questionado se o Flash foi construído em um laboratório, Barry, brincando, levantou a hipótese de que um Professor Zoom estava por trás da origem do herói. Ele então teve que fingir ser um cientista louco baseado na piada.
  • Barry Allen da Terra-90 indica que em sua Terra, Diggle é o Lanterna Verde.[6]

Por de trás das câmeras

  • A designação desse universo, o número 90, é uma referência a quando a série The Flash começou a ser exibida, em 1990.
  • Os guerreiros mortos desse universo, embora não nomeados, representam diversas versões de personagens da DC Comics. Os heróis caídos dessa Terra foram a Stargirl, Mulher-Gavião, Caçadora, Gavião Negro, Arqueiro Verde, Capitão Frio, Nulear, o Ray, Jesse Quick e o Manto Negro.
    • No episódio "Watching the Detectives", Tina diz para sua secretária avisar ao Dr. Carter Hall que estaria em seu laboratório. Nos quadrinhos da DC, Carter Hall é um nome civil utilizado pelo Gavião Negro.

Referências