Arrowverso Wiki
Advertisement

"Through the Valley of Death" é o décimo segundo episódio da primeira temporada de Superman & Lois e o décimo segundo episódio em geral. Ele foi exibido nos Estados Unidos em 13 de julho de 2021, e teve sua estreia no Brasil em 29 de julho de 2021.

O episódio faz parte de um arco de quatro partes de John Diggle, que começou no décimo sexto episódio da segunda temporada de Batwoman, e continua no décimo sexto episódio da sétima temporada de Flash e no décimo segundo episódio da sexta temporada de Supergirl.

Sinopse

Lois e John Henry Irons não conseguem concordar em uma forma de impedir Morgan Edge. Enquanto isso, Jonthan encoraja Jordan a se focar em aprimorar seus poderes para ajudar a localizar seu pai. Por último, um velho amigo é trazido para ajudar na busca.[1]

Enredo

O episódio começa com John Henry Irons no Instituto de Tecnologia de Metrópolis, onde ele permanece no lado de fora do edifício aguardando por alguém. Ele volta ao seu trailer, onde é cumprimentado por sua inteligência artificial. Quando uma mulher sai da instituição, John a segue até sua casa. A I.A. recomenda que ele se apresentasse para a mulher, que era a sósia de sua irmã, mas John estava hesitante. Quando decidiu ir embora, ele recebeu uma ligação. Ao atender, Lois Lane pediu para que retornasse para Smallville.

No esconderijo de Tal-Rho no deserto, o Superman continua a lutar contra ser dominado pelo Erradicador. Depois de se cansar, Tal comenta ao Homem de Aço que, eventualmente, ele iria se render. O kryptoniano também revela que é o General Zod tentando dominar sua mente, e que quaisquer tentativas de resistência seriam inúteis.

Na fazenda Kent, Jordan e Jonathan Kent estão impacientes. Percebendo isso, Lois diz para seus filhos que Clark ficaria bem, falando que ele já havia lidado com coisa pior. Ela então manda seus filhos irem dormir. Ao chegarem em seu quarto, Lois vai para fora e se encontra com Sam Lane. Ele pediu pela localização da Fortaleza da Solidão, mas Lois se recusa a contá-lo, pois tinha certeza que seu esposo não estava lá. No entanto, ela revela que a fortaleza de Tal era em algum lugar no deserto. Enquanto Sam conversava através de seu comunicador com o Departamento de Defesa, Lois começa a chorar em seus braços.

Na casa da família Cushing, Kyle Cushing conversa com Lana Lang sobre sua frustração com o exército militar, pois havia sido forçado a retornar para sua base para mais testes mesmo afirmando estar bem. A campainha toca e ele vai atender. Uma mulher do corpo de bombeiros está lá, revelando a ele que sua equipe não o queria lá. Ela continuou, e disse para pegar alguns dias de férias até que as outras pessoas se acalmassem.

De volta à fazenda, Jordan e Jon estão decepcionados pelo fato dos militares não conseguirem encontrar seu pai, apesar de seus equipamentos tecnológicos. Jon sugere que Jordan usasse sua super-audição para encontrar Clark. Jordan não gostou dessa opção, pois ainda não havia dominado essa habilidade, mas Jon continuou insistindo, dizendo que iria ajudá-lo. Os gêmeos então saem para outra parte da fazenda.

Dentro da casa, John Henry conversa com Lois. Ele disse que estava grato pelo Superman ter desistido da batalha para salvar ela e sua família, além do fato do kryptoniano ter pedido a ela chamar John caso as coisas dessem errado. O homem então revelou que pretendia matar o Superman, mas Lois foi contra isso. John reconheceu que até o próprio Superman sabia que essa era a única opção, se não ele não teria pedido para Lois chamá-lo. Lois se irritou, afirmando que iria provar que o Superman não tinha virado do mal e foi embora. Sam e John, apesar das palavras de Lois, começaram a planejar o que iriam fazer.

No lado de fora, Jordan está estressado por não conseguir encontrar Clark, apesar de ser capaz de ouvir o mundo inteiro. Jon diz que Clark se entregar não era culpa sua, e ele poderia ajudar agora. Enquanto isso, no trailer de John, ele revela a Sam que ele e Lex Luthor de seu universo estavam construindo um míssil de sol vermelho, que iria esgotar as forças de um kryptoniano temporariamente para matá-lo. Ele diz que possui uma das partes do dispositivo, mas pediu para que Sam conseguisse a outra metade.

No centro da cidade, Emily e outros habitantes de Smallville confrontam os Cushings. Lois intervém, afirmando que a culpa não era deles, já que eles haviam sido manipulados por Edge. Depois da discussão, ela leva Lana e Kyle para o Smallville Gazette, onde faz algumas perguntas sobre uma das Cobaias. Lana não tinha muito o que dizer, mas Kyle revelou algumas informações. Ele diz que, quando se transformou, se sentia vazio, e que doía. Lois agradeceu pela informação e foi embora.

No deserto, o Superman continuou a resistir ao controle de Zod. Quando Tal se virou, Clark começou a se lembrar de sua família, e usou sua super-velocidade para sair da fortaleza. No meio do deserto, ele gritou pelo nome de Jordan. Na fazenda, Jordan ouviu isso e alertou a Jon. No deserto, Tal alertou a Jordan para não chamar ninguém, senão eles encontrariam cadáveres. Os gêmeos então saíram para alertar aos militares.

Enquanto ia para a base dos militares em Smallville, Lois encontrou John Diggle entregando algo para um dos soldados. Depois de se cumprimentarem, Lois descobriu o plano de seu pai. Ela e Diggle foram confrontar Sam sobre sua decisão, que informou aos dois que não contou sobre como usariam o dispositivo para Lyla Michaels, diretora da A.R.G.U.S., para não preocupá-los. Diggle ordenou que parassem com o que estivessem fazendo, dizendo que a A.R.G.U.S. não iria permitir. No entanto, John revelou que estariam usando o míssil que ele construiu, portanto a organização não tinha jurisdição. Lois continuou firme sobre não serem a favor de matar o Superman, afirmando que Kyle confirmou que era possível lutar contra o controle, mas Sam e John Henry continuaram com a opção de matar o herói. Jon e Jordan aparecem, dizendo que encontraram Clark.

Na casa dos Cushing, a família retorna para encontrar sua residência vandalizada, incluindo uma pichação dizendo "Vão embora de Smallville" e uma janela quebrada. Sarah Cushing diz para Lana que eles não são desejados na cidade, e por isso deveriam ir embora, mas sua mãe diz o contrário. As duas conversam, e em seguida entram para dentro da casa.

De volta para a instalação dos militares, Lois conversa com seu pai, que revela a ela que John Henry iria até o Superman. Lois encontra John e começa a conversar com ele, afim de impedi-lo de matar o Superman. Ela revela que o herói é seu esposo, assim como seu filho, o que deixa John visivelmente abalado. Lois continua, afirmando que seus filhos não sabiam quem seu pai era até esse ano, e que esse seria o motivo de terem se mudado para Smallville. Lois diz que as coisas na Terra-Prime são diferentes, e que o Superman tinha muito mais para lutar por, diferente do Superman de seu universo. Apesar disso, John não se importou, revelando para Lois que ele tinha uma obrigação de salvar o mundo, e suas lágrimas não o fariam mudar de ideia.

Diggle conversava com Sam sobre a situação. O general diz que, caso soubessem da situação, a A.R.G.U.S. não se envolveria, o que John confirmou. Diggle afirmou que lutou ao lado dele, e o kryptoniano era o melhor herói de todos, e tinha certeza que Oliver Queen e os outros concordariam com ele. Quando Henry Irons apareceu, Diggle se aproximou do homem. Ele disse a ele que estava tomando uma decisão séria, e esperava que ele tinha certeza do que estava prestes a fazer. Depois disso, ele saiu.

Na casa dos Cushing, Lana e Sarah estão tendo dificuldade para tirar a tinta. Kyle aparece para ajudá-las com um removedor. Os três então começam a brincar de guerra de água, se divertindo em um momento em família.

No Smallville Register, Lois está se recompondo quando seus filhos entram. Eles perguntam se já passaram do ponto sem volta, e ela diz que não tem a menor ideia. No deserto, o Super-Homem sofre um colapso e Rho começa a se gabar para seu holo-pai sobre isso. Superman permanece diante deles e fala com uma voz assustadora e incorpórea - ele está conversando com eles como Zod.

Ao mesmo tempo, Sam e John Henry descobrem a Fortaleza do deserto. John vai fazer uma última verificação de sua armadura. Jonathan aparece, tentando ter uma última chance de impedi-lo em não matar Clark. John Henry revela a ele que gostaria que houvesse outra maneira, e Jon o avisa que há sempre outra maneira. No deserto, John Henry aparece com seu martelo. O Superman aparece diante dele e o ataca rapidamente.

Superman e John Henry batalham no espaço, e em seguida voltam para a Terra. Eventualmente, John Henry se sai sobre melhor e o Superman é enfraquecido. Quando estava prestes a disparar o míssil, Lois aparece nos comunicadores, pedindo, uma última vez, para que tentasse falar com ele. Enquanto Lois falava isto, o Superman implora para matá-lo, indicando que Clark havia recuperado o controle brevemente antes de ser dominado por Zod novamente. Percebendo que Lois estava certa, John Henry começou a dialogar com o Superman. Ele o chama de Clark e revela que sua família o valoriza. Ele compartilha sua experiência e revela a ele que a irritação que ele está sentindo não é nada diferente do que ele sentirá caso perca Lois e os filhos, Clark grita e cai no chão, aparentemente tendo tirado Zod de sua mente. John o ajuda a se levantar, e avisa a todos que Clark está de volta. Ele revela a Lois que estará de volta em breve, no geral, ele e John Henry precisam cuidar de Rho.

Em sua fortaleza, Tal diz para seu pai que Zod foi derrotado. Zeta-Rho comenta que aquela era a hora certa, e que seu filho precisava cumprir com seu destino. Tal abre uma parede e sai voando com o Erradicador. O Superman e John Henry começam a persegui-lo, e Tal vai diretamente ao espaço. Ele começa a usar sua visão de calor no dispositivo, que eventualmente explode. John Henry atira o míssil contra o kryptoniano, que cai na Terra. Cercado por John Henry e o Superman, Tal-Rho começa a gritar com ambos, mas o Homem de Aço nocauteia seu meio-irmão com um soco.

Enquanto aguardavam o retorno de Clark na Fazenda Kent, Lois diz para seus filhos que sabia como a sensação de esperar era horrível. Quando ele chega, a família se abraça emocionalmente. John Henry aparece logo em seguida, e Lois o convida para jantar. No entanto, John Henry diz que tinha que conversar com Sam e foi embora.

Na casa dos Cushing, Sophie Cushing retorna após ter ficado na casa da mãe de Lana e se reúne com sua família.

Na fazenda Kent, Sam diz para Clark e Lois que Leslie Larr ainda estava sendo procurada. Assim que fosse encontrada, o Departamento de Defesa iria embora. O general se desculpa com Lois, por ter visto as coisas de uma maneira mais tática, mas sua filha o tranquiliza, dizendo que estava tudo bem.

Enquanto isso, em uma cela militar, Tal-Rho está sentado em uma cela de kryptonita. Ele então começa a ouvir vozes de seu pai, e de outros kryptonianos, em sua cabeça.

Elenco

Estrelando

Estrela convidada especial

Estrelas convidadas

  • A.C. Peterson como Zeta-Rho (inteligência artificial)

Co-estrelando

  • Victoria Katongo como Tamera Dalley
  • Leeah Wong como Emily Phan
  • Jay Zhang como Duc Phan
  • Kennedy Chew como Avery Phan
  • Daisy Tormé como Inteligência artificial (voz)
  • Joselyn Picard como Sophie Cushing

Curiosidades

  • Esse é o primeiro crossover de Superman & Lois com o Arrowverso. O episódio também confirma a existência da série na Terra-Prime, já que muitas pessoas acreditavam que ela se passava em uma Terra alternativa.
  • Normalmente, John Diggle é dublado por Jorge Lucas, porém o dublador já é responsável pela voz do general Sam Lane na série. Por isso, Diggle foi dublado por Clécio Souto nesse episódio.
  • É possível que esse episódio se passe antes de "Renascimento" e "P.O.W.", visto que Diggle não está tendo as dores que cabeça que sofreu nos dois episódios citados.

Referências

Advertisement